December 7, 2022

Apenas o seu trabalho duro não será reconhecido

Ficar sentado atrás do seu computador e fazer um excelente trabalho garante apenas um excelente trabalho, mas não garante que alguém irá notar você.
Apenas o seu trabalho duro não será reconhecido
Ficar sentado atrás do seu computador e fazer um excelente trabalho garante apenas um excelente trabalho, mas não garante que alguém irá notar você.

Por muitos anos, nos venderam, em filmes e propagandas, que apreciar e vender a nossa imagem era nada mais do que algo superficial. "Bons profissionais não ligam para roupas - ele possuem cabelos bagunçados, estética própria e uma sala com papéis amontoados". Esse é o ethos da sociedade que elitizou o intelecto e reduziu a imagem a nada mais do que a vulgaridade de "um marketing pessoal e vazio".


Estamos em busca de um profissional irresistível, atraente e transformador. Aquele que aprende em alta velocidade, não se apega a frameworks - está em constante evolução.  O primeiro passo de uma jornada de destaque da sua carreira (esteja você em transição ou não) é anunciar, de forma estruturada e atraente, o que você faz, como faz, e quanto de resultado você dá.


Queremos a agulha, mas ela está no palheiro. Como vou te encontrar?


Sim, falei tudo isso para me referir que a forma como você se posiciona no seu Linkedin, monta seu Portfólio e faz seu Branding Profissional importa e importa muito!


Não, eu não estou falando de fotos de terno com os braços cruzados, páginas tediosas cheias de expressões corporativas e bullet points.


Estou falando que você precisa ser visto, sua história profissional tem de ser contada, e seu momento atual de carreira tem de ser tão bem costurado de modo que falar não para você em uma entrevista seja quase um pecado.


E, para isso, vou te ensinar a refletir em 4 passos como se posicionar diferente:

  1. Reconhecimento de Terreno: o que você faz hoje e como é visto atualmente?
  2. Investigação do Destino: saber aonde quer ir é importante na definição da estratégia e das "roupas" que irá vestir;
  3. Testar caminhos e identificar as melhores oportunidades e formas de maximizar a sua experiência;
  4. Ter ferramentas: quais ferramentas são necessárias para essa trajetória? Quais habilidades mostrar ou desenvolver e quanto conhecimento adquirir?


Apenas quando você for capaz de responder essas perguntas, você estará pronto para se vender ao mundo.


Você precisa comprar a imagem que quer anunciar. Por isso eu te convido: assuma o controle da sua própria e constante reinvenção e garanta que a sua marca pessoal reflita a realidade do que vem construindo para o mundo exterior.